Meu primo sabe mexer no CorelDraw e vai fazer uma marca para mim.
Será que essa é uma boa alternativa? A identidade de marca é um dos aspectos mais relevantes de qualquer negócio, grande ou pequeno, varejo ou B2B. Uma estratégia de marca bem focada permite uma vantagem importante em mercados cada vez mais competitivos. Aqueles que não compreendem isso, não sabem mensurar o impacto positivo que uma boa marca pode causar junto ao consumidor, e como isso é determinante para o sucesso do empreendimento.
O público sabe diferenciar
Se você tiver uma folha A4 impressa com diversas marcas ainda não conhecidas no mercado, do mesmo segmento, por exemplo, alimentício, o cliente vai escolher a marca que mais o agradar visualmente. É uma decisão inconsciente do ser humano. Uma marca bem desenvolvida é seu cartão de visita oculto. É o maior bem de uma empresa. É importante ressaltar que uma marca bem feita não representa, sozinha, uma boa experiência de consumo para o cliente, mas ela atrai e gera curiosidade em conhecer e degustar o seu produto ou serviço. A marca é uma peça importante no conjunto de variáveis que abrangem o negócio. A marca é o ponta pé inicial para o sucesso. Ela tem o poder de persuadir, de atrair o cliente, de criar expectativa de consumo e de gerar curiosidade.
Saber mexer em um aplicativo não credencia como profissional
Se o seu primo sabe mexer no Corel, isso significa que ele sabe digitar um texto em uma folha em branco e colocar um símbolo acima ou ao lado do nome digitado na tela do computador. Isso não quer dizer que ele esteja construindo uma marca. Um elemento gráfico desenhado não é, por si só, uma marca. Para desenvolver uma marca é necessário estudo do segmento, noção de equilíbrio, proporção de elementos, estudo de cores adequadas ao segmento e percepção de espaço. O consumidor deve ser capaz de identificar o seu segmento ao avistar a sua marca. O objetivo é se diferenciar da concorrência.
Hoje o cliente tem mais acesso as informações
Hoje, os clientes têm acesso à diversas informações da área de criação, acessam sites de logomarcas e são capazes de perceber quando uma marca é bem feita ou apenas um quebra galho. O conhecimento de programas gráficos não avaliza a capacidade técnica e talento da pessoa para desenvolver uma marca. Quem opta por esse caminho, ou não está preocupado com o sucesso do negócio, ou não entendeu, ainda, que o clichê “a propaganda é a alma do negócio” deve ser levado a sério.
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