NÃO BASTA SER CRIATIVO
Para desenvolver uma marca é necessário seguir alguns critérios. Não basta ser criativo, é necessário se envolver, estudar o segmento do negócio do cliente e identificar o público consumidor principal. Uma estratégia de marca eficaz te trará uma vantagem importante em mercados cada vez mais competitivos. Entenda as necessidades, os desejos de seus clientes atuais e potenciais, e não confie no que você acha que eles pensam. Procure e tenha a certeza do que eles pensam.
EXEMPLO DE MODELO DE CONSUMIDOR
Vou citar um exemplo. Um cliente deseja criar uma loja de produtos para idosos em um shopping. Loja de shopping, onde circulam diversos tipos de pessoas, mas o foco principal é atrair o consumidor idoso. É necessário avaliar e levantar informações sobre como se consome esse tipo de produto ou serviço. O idoso necessita de produtos específicos, mas é o próprio idoso que sai de sua casa para comprar seus produtos?
OBTENHA INFORMAÇÕES COM FONTES SEGURAS
Fazendo um levantamento bem rápido na internet, a maioria dos idosos acima de 80 anos não sai para adquirir seus produtos. Isso é, na maioria das vezes, tarefa de familiares ou funcionários. Então, percebemos que você precisa atrair, com o seu posicionamento de marca, quem vai ao ponto de venda e entra na sua loja, idoso ou não. A esse tomador de decisão chamaremos de consumidor comprador. E ao idoso, que irá usufruir o produto, chamaremos de consumidor usuário.
Agora você já sabe quem deve atingir para vender os produtos de sua loja.