Os detalhes descritos abaixo fazem parte do método que a Milk9 Brand adota, com mais de 17 anos de atividade na área e com êxito na execução das marcas, podemos mostrar a nossa sistemática.
PARA INICAR O ESTUDO DE CRIAÇÃO DE UMA MARCA
Primeiro é necessário fazer a coleta de informações junto ao cliente (criar um briefing). Qual o negócio, qual o público, local do estabelecimento (shopping ou rua), faixa etária do consumidor potencial. Após a coleta das informações técnicas, é necessário perguntar ao cliente como ele imagina a marca. Pergunte ao cliente se ele tem alguma referência de marca que ele admire, se ele gosta da marca de algum concorrente. Isso é importante para definir o estilo estético do seu cliente. No entanto, é importante ter em mente que não estamos fazendo uma marca para o contratante e sim para o seu público consumidor. A intenção dessas perguntas é aproximar, permitindo que o cliente participe do processo de criação. O cliente tem de se sentir incluído no processo criativo da marca.
COM AS INFORMAÇÕES CEDIDAS PELO CLIENTE VOCÊ DIMINUI A MARGEM DE ERRO
Com as informações de estilo e as informações técnicas de mercado e sobre o ponto de venda fornecidos pelo cliente, você irá pesquisar o segmento. Procure entender como os concorrentes se comunicam, se posicionam, e como interagem com os clientes. Esse é o momento mais importante no processo que antecede os primeiros traços para a criação de uma marca. Eu busco sempre empresas com referência de alta de qualidade. Empresas conhecidas e renomadas. Isso porque os erros de identidade de marca, nessas empresas altamente conceituadas, são minimizados por terem, invariavelmente, uma empresa séria criando a sua identidade.
DESENHE NO PAPEL ANTES DE IR PARA O COMPUTADOR
Ao término desse estudo de mercado e levantamento de referências, é preciso fazer testes e já ir desenhando algo para o seu cliente. Faça muita pesquisa para não criar algo parecido ou igual ao de alguma empresa existente. Isso não cairá bem para você, criador. Se preocupe em criar algo único, com abordagem exclusiva. Minhas marcas têm poucos e básicos elementos, são minimalistas, tornando a marca mais longeva. Uma marca minimalista, composta por elementos essenciais, torna esse elemento gráfico mais limpo, leve, moderno, e é mais tranquilo para fazer futuras modernizações na marca. Uma marca composta por diversos elementos, poluída, além de gerar baixa empatia, torna a percepção confusa. Se seu estilo é colocar muitos elementos em uma marca, tome muito cuidado para ela não ficar “over” e perder credibilidade (isso depende também do segmento de atuação e do público consumidor). Procure fazer mais com menos. Essa é a minha linha de trabalho.
ESTILOS DE FONTE DARÃO A PERSONALIDADE DA MARCA
Um outro ponto importante é o estudo de fonte para aplicar na marca. Fontes com serifa, sem serifa. Fontes bold ou light, ou até fontes decorativas precisam ser testadas. Todos os estudos preliminares te darão certeza do caminho a seguir. Por isso é necessário fazer os estudos e entrevistas junto ao cliente.